Como a coleta reversa pode reduzir custos no varejo

É um acontecimento comum para quase todas as pessoas que fazem compras pela internet: o produto chega na sua casa e não cumpre com todas as expectativas, causando um arrependimento e até mesmo a vontade de trocar aquele produto por outro de algum concorrente.

Graças à legislação brasileira, o consumidor que faz compras pela internet está protegido contra esses casos. Em até sete dias após o recebimento do produto, é possível pedir a devolução por arrependimento, entregar o item de volta para a loja e receber o dinheiro de volta da forma que for mais conveniente para você, seja em dinheiro ou em créditos na loja.

Essa é a principal face da coleta reversa no varejo brasileiro. Ela consiste no recolhimento desses produtos que são devolvidos pelos clientes, seja por algum arrependimento, por defeito de fabricação ou por avaria durante o transporte.

Por que fazer coleta reversa?

A reversa é essencial para as empresas brasileiras. Isso porque a legislação do país permite que o consumidor se arrependa da compra de um produto feito pela internet até sete dias após o recebimento e devolva o item para a loja.

Ela também é essencial para os casos em que um produto chega ao consumidor com algum defeito de fabricação, com falta de peças ou após ser danificado durante o transporte.

Com o crescimento do e-commerce, a necessidade de ter um esquema planejado incluindo esse tipo de transporte virou algo primordial, tanto para cumprir com a legislação como para garantir que o cliente terá a melhor experiência possível ao comprar na sua loja online.

Como implementar a coleta reversa

Executar esse processo exige certos cuidados, mas é plenamente possível para qualquer empresa que tenha acesso às ferramentas certas, como é o caso da plataforma da Onedoor.

Ela leva em consideração todo o processo de coleta para fornecer as melhores soluções. Um exemplo disso são os golpes que podem ser cometidos contra varejistas, afetando principalmente pequenos e médios negócios.

Um golpista pode, por exemplo, danificar uma TV e alegar que já recebeu o aparelho com a avaria ou mesmo pedir a devolução de um eletrônico caro, mas não colocar todas as peças de volta na caixa na hora da coleta.

Não é difícil imaginar como atitudes como essa podem acabar causando prejuízos altos para uma loja online. Por isso é tão importante ter a ajuda de uma plataforma especializada.

Vantagens de usar a Onedoor

Os softwares da Onedoor facilitam a implementação da coleta reversa ao levar em consideração entregas e devoluções ao longo da rota dos entregadores. Assim, eles fazem uma rota otimizada, entregando e coletando os produtos dependendo do que estiver mais próximo.

Todo o processo de devolução também está integrado ao sistema do Onedoor. Ele pode exigir, por exemplo, que o consumidor anexe fotos dos produtos na hora de fazer o pedido de devolução, o que ajuda a prevenir golpes.

O entregador também pode fazer todo o registro do estado dos produtos no momento do recebimento. Caso repare algo fora do esperado, pode acionar o controle da empresa e relatar o caso.

Com o rastreamento da Onedoor, você pode acompanhar todo o trajeto, incluindo as devoluções, para garantir que tudo está correndo de acordo com o esperado.

Caso perceba qualquer atividade fora do normal, é possível entrar em contato com o motorista, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

Conte com a ajuda da Onedoor

A logística reversa é uma prática que pode trazer diversos benefícios para o varejo, mas é preciso cuidado na hora de planejar e executar as etapas de coleta, transporte e destinação dos itens.

Com a OneDoor, você tem uma solução completa de logística que leva em consideração a coleta reversa na hora de calcular as melhores rotas de transporte para o seu negócio.

Entre em contato e deixe a Onedoor ajudar sua empresa a ser ainda mais econômica e garantir a satisfação dos seus clientes.

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Como a coleta reversa pode reduzir custos no varejo

É um acontecimento comum para quase todas as pessoas que fazem compras pela internet: o produto chega na sua casa e não cumpre com todas as expectativas, causando um arrependimento e até mesmo a vontade de trocar aquele produto por outro de algum concorrente.

Graças à legislação brasileira, o consumidor que faz compras pela internet está protegido contra esses casos. Em até sete dias após o recebimento do produto, é possível pedir a devolução por arrependimento, entregar o item de volta para a loja e receber o dinheiro de volta da forma que for mais conveniente para você, seja em dinheiro ou em créditos na loja.

Essa é a principal face da coleta reversa no varejo brasileiro. Ela consiste no recolhimento desses produtos que são devolvidos pelos clientes, seja por algum arrependimento, por defeito de fabricação ou por avaria durante o transporte.

Por que fazer coleta reversa?

A reversa é essencial para as empresas brasileiras. Isso porque a legislação do país permite que o consumidor se arrependa da compra de um produto feito pela internet até sete dias após o recebimento e devolva o item para a loja.

Ela também é essencial para os casos em que um produto chega ao consumidor com algum defeito de fabricação, com falta de peças ou após ser danificado durante o transporte.

Com o crescimento do e-commerce, a necessidade de ter um esquema planejado incluindo esse tipo de transporte virou algo primordial, tanto para cumprir com a legislação como para garantir que o cliente terá a melhor experiência possível ao comprar na sua loja online.

Como implementar a coleta reversa

Executar esse processo exige certos cuidados, mas é plenamente possível para qualquer empresa que tenha acesso às ferramentas certas, como é o caso da plataforma da Onedoor.

Ela leva em consideração todo o processo de coleta para fornecer as melhores soluções. Um exemplo disso são os golpes que podem ser cometidos contra varejistas, afetando principalmente pequenos e médios negócios.

Um golpista pode, por exemplo, danificar uma TV e alegar que já recebeu o aparelho com a avaria ou mesmo pedir a devolução de um eletrônico caro, mas não colocar todas as peças de volta na caixa na hora da coleta.

Não é difícil imaginar como atitudes como essa podem acabar causando prejuízos altos para uma loja online. Por isso é tão importante ter a ajuda de uma plataforma especializada.

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Os softwares da Onedoor facilitam a implementação da coleta reversa ao levar em consideração entregas e devoluções ao longo da rota dos entregadores. Assim, eles fazem uma rota otimizada, entregando e coletando os produtos dependendo do que estiver mais próximo.

Todo o processo de devolução também está integrado ao sistema do Onedoor. Ele pode exigir, por exemplo, que o consumidor anexe fotos dos produtos na hora de fazer o pedido de devolução, o que ajuda a prevenir golpes.

O entregador também pode fazer todo o registro do estado dos produtos no momento do recebimento. Caso repare algo fora do esperado, pode acionar o controle da empresa e relatar o caso.

Com o rastreamento da Onedoor, você pode acompanhar todo o trajeto, incluindo as devoluções, para garantir que tudo está correndo de acordo com o esperado.

Caso perceba qualquer atividade fora do normal, é possível entrar em contato com o motorista, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

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A logística reversa é uma prática que pode trazer diversos benefícios para o varejo, mas é preciso cuidado na hora de planejar e executar as etapas de coleta, transporte e destinação dos itens.

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