O delivery de farmácia durante a pandemia mais que dobrou. Efeito que ocorreu em diversos setores, como o de ecommerce, food e varejo. Com esse crescimento nas entregas, muitas farmácias estão se adptando ao modelo de delivery.
Nesse artigo vamos explicar porque e como montar uma operação eficiente de delivery.
Por que ter uma operação de entregas para minha farmácia?
Montar uma boa operação de delivery, é garantia de aumento no faturamento da farmácia.
O fato é, atualmente os clientes querem o produto de forma rápida, ainda mais quando se trata do segmento de farmácia. Portanto, investir em uma experiência de delivery vai te trazer mais vendas, retorno de compra e visibilidade.
Delivery de farmácia por onde começo?
Inicialmente é importante definir e desenhar a sua operação, desde o pedido até a entrega final para a casa do cliente.
Para isso, deve-se ter em mente qual plataforma ou software você vai usar para gerenciar os pedidos da farmácia, qual vai ser o tipo de frota ( própria ou terceirizada ) e como vai controlar as entregas.
Para controlar os pedidos que chegam de diversos canais de vendas, recomendamos um ERP. Dentro desse software você terá informações de vendas, fluxo de comunicação, informação, gestão e rendimento da empresa.
Mas atenção, na hora de escolher um ERPs ou um software para gestão, escolha muito bem para não trazer prejuízo e dor de cabeça para sua gestão.
✅Software escolhido
Ótimo você encontrou um método para receber os pedidos e centraliza-los. Agora vem a parte de escolher o tipo de frota que irá ser utilizada.
Frota própria
Vantagens: Investir em frota própria é ter segurança nas entregas, poder melhorar a experiência com o cliente, possuir melhor controle da operação e ter alguém de confiança para realizar as entregas.
Desvantagens: Os preços das entregas podem sair mais cara do que uma frota terceirizada, além de ter que se preocupar com as entregas.
Frota terceirizada
Vantagens: Investir em uma frota terceirizada pode significar redução no preço da entrega, além de não precisa ter um vínculo com o entregador.
Desvantagens: Não ter informações das entregas e transparência dos entregadores.
Sistema de entregas Onedoor
Para escalar operações, otimizar os processos, reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes. É ESSENCIAL INVESTIR EM UM SISTEMA DE DELIVERY.
A Onedoor é especialista em delivery para farmácia, atráves nossa plataforma faz a gestão do pedido até a entrega final.
Sabemos como é difícil gerenciar as entregas de diversas franquias e redes, por isso na nossa plataforma você tem o controle de todas as entregas que ocorrem em todas as franquias.
Além disso, é possível aumentar suas vendas e reduzir custos da operação. Com dados de entregas e informações que te ajudam a tomar decisões mais assertivas.
Vou explicar algumas funcionalidades e como podem otimizar sua operação.
Controle de entregas
Na plataforma você tem o controle das suas entregas, isso significa que você tem os stauts ( entregue, despachada e não entregue), rota, pedidos de entregas, dados dos clientes e andamento das entregas em tempo real.
No gestor de entregas da Onedoor você controla as entregas de todas as filiais.
Roteirizador de entregas
Muitas farmácias contratam funcionário para cuidarem do despacho e desenhar as rotas de entregas. Entretanto com a Onedoor não é mais necessário contratar uma pessoa para organizar rotas de entregas.
Através de integrações com os ERPs, nossa plataforma realiza a roteirização automática.
O roteirizador leva em consideração a distância de cada entrega, tempo de parada e veículos que vão ser utilizados.
O cálculo é realizado em segundos e despachado para o aplicativo do entregador para que ele colete e realize as entregas.
Monitoramento de entregas e ocorrências
Você já teve algum imprevisto com o entregador? Teve que ligar pra ele e saber o que aconteceu?
Na plataforma Onedoor você evita esse tipo de situação, pois você pode monitorar em tempo real as entregas e saber o que está acontecendo.
Caso ocorra um imprevisto durante a entrega, você saberá na hora, dessa forma você pode tomar uma decisão rápida e assertiva.
Bem como acompanhar quais são as entregas que estão sendo realizadas, canceladas e não realizadas, em tempo real.
Complementando a plataforma você tem histórico das entregas, rotas e o trajeto efetuado pelo entregador. Consequentemente, a operação fica mais segura e controlada.
Tracking ( rastreio de pedidos ) em tempo real
A entrega é mais rápida quando seu cliente pode acompanhar a entrega em tempo real.
O rastreio de entregas não é mais um diferencial, é obrigatório.
A ferramenta de tracking é mais uma resposta do mercado a uma necessidade latente dos consumidores: em pesquisa realizada pela 4over, 96% dos entrevistados afirmaram que optam por rastrear os seus pedidos e 29% garantiram que se a ferramenta de rastreio não estiver disponível, eles se recusam a efetuar a compra online.
O que consome grande parte do tempo de entrega é a espera do entregador pelo cliente, que pode não estar em casa no momento para receber os pedidos.
Com o tracking, o consumidor tem acesso em qualquer navegador de internet a um link no qual ele pode acompanhar o pedido em tempo real e ter a previsão de quando sua entrega será efetuada, além de receber notificações via SMS quando seu pedido estiver a caminho.
Assim que o entregador inicia a coleta de entregas seu cliente recebe uma mensagem para acompanhar a entrega.
Dessa forma ele tem a transparência de quando a entrega vai chegar até a sua residência, com a previsão de entrega assertiva.
Como posso testar a plataforma Onedoor?
Para testar a plataforma você pode agendar uma demonstração com um dos nossos especialistas, basta clicar no botão abaixo.
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